segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O porquê dos porquês.

Eu sei que é dúvida geral da Nação essa história de porquês... Mas é tão simples que chega a ser engraçado ver as pessoas errando isso.

Vou tentar esclarecer de uma maneira fácil.

Porquê - junto e com acento = Substantivo. Só é usado na forma de substantivo.
   - Nunca soube o porquê disso.
   - Quanto ao porquê, eu não sei dizer.
   - Existem dois porquês, este e aquele.
   - Não entendi o porquê dela ter feito isso.

Porque - junto e sem acento = Resposta. É o único dos quatro que pode ser usado como resposta.
   - Porque sim.
   - Fiz isso porque achei certo.
   - Joguei a bola no lixo porque o cachorro a estragou.
   - Gosto do hakkyohoppier porque é o melhor blog.

Por que - separado e sem acento = Começo e meio de perguntas.
   - Por que você fez isso?
   - Por que o céu é azul?
   - Eu queria saber por que você fez isso. (Pergunta indireta ^_^)
   - Você poderia me explicar por que você fez aquilo?

Por quê - separado e com acento = Final de perguntas. Só no final delas.
   - Você chegou atrasado. Por quê?
   - Eu descobri que foi você. Por quê?
   - Por quê?
   - Você não gosta de mim? Por quê?

Entenderam?
Não? Prefere decorar alguma regrinha? Tá.
Presta atenção.

-Eu não sei o porquê disso.
-Por que você quer saber?
-Sim, mas por quê?!
-Porque eu quis.

(Faz de conta que você entendeu que é um diálogo)

Nenhum comentário: